Pular para o conteúdo principal

Rés da Rua


Não é fácil falar do Rés da Rua porque eu quero lá morar, mas também não é difícil, embora me pareça impossível que eles me aceitem para ficar, e ainda que eu seja uma pessoa coletiva pela própria natureza e que sabe viver em comunidade, respeita suas regras e exerce suas atividades mediante deliberações de tarefas comuns e responsabilidades à todos.
Em linhas gerais é assim que eu percebo o Rés da Rua, uma espaço alternativo no cento do porto, próximo a Praça da República, e habitado por cerca de dez pessoas, o núcleo duro, podendo chegar até vinte pessoas, a depender dos dias e das circunstâncias de transitoriedade dos que circulam pela casa, ali ficando por pequena temporada.
Não posso falar além das impressões de quem desfrutou de um rápido convívio com as pessoas que habitam aquela casa de três pavimentos, dezenas d e quartos, várias salas e banheiros, e um quijtal enorme, com pequenas oficinas e um mini-teatro na parte de trás.
Soube que o projeto existe há cerca de cinco anos sob o espírito de uma ecologia anárquica que potencializa uma vida espirituoso e coletiva, com produção de mudas, hortas, cerveja artesanal, entre outras coisas que as pessoas fazem e compartilham dentro desta dimensão de uma vivência que é responsável com a natureza de cada um e onde cada um se submete ás necessidades do grupo, sem proselitismos.
Todos colaboram com todos e os espaço se renova, sobrevivendo a partir de donativos em jantares e ações organizadas a um tipo de público entre o jovem e o maduro, composto por estudantes, artistas, e profissionais liberais, que comem, bebem e lavam a louça, mas que também deixam uma quantia em dinheiro não especificada e nem previamente determina – de acordo com suas posses e sua própria consciência.
Estes jantares são convívios entre diversas pessoas e que de certa forma asseguram a sustentabilidade de uma casa que compra a mesma comida para todos e onde todos  tem suas obrigações para com a casa, que é mais que uma república de natureza anárquica, mas um estilo de vida, que afronta o senso comum de uma sociedade capitalista consumista e individualista.
Algumas vezes dormi no Rés da Rua sem conseguir entretanto me relacionar totalmente com as pessoas daquele espaço, que me pareceram fechadas em si mesmas, apesar de que soube que elas é que me tem como uma pessoa reservada que deveria mesmo neste curto espaço me dedicar mais e convencê-los, com minhas ações, de que de farto seria ou serei um bom irmão.
Mas não estou para convencer ninguém, de nada, entretanto, confesso que fiquei tímido, a espera de que, apenas depois de minha entrada, eu começasse a agir em prol do espaço, reservando-me, necessariamente ao meu “canto”, sem querer interferir na lógica já determinada da comunidade.
Vamos ver no que isso vai dar porque sinceramente ainda quero morar no Rés da Rua, onde aproveitou para fazer estas fotos, que são na verdade detalhes de seus princípios.

 
Francisco Weyl
César, Aveiro, 27 de Setembro de 2018




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos anos de 1970, ele morava na Avenida Dalva, e todo dia ele ia a feira da Marambaia

Olhando assim não dá nem pra imaginar, mas o zelador da União do Vegetal lá da praia de Salinas já foi um dos roqueiros mais doidos de Belém do Pará. Relembro de nós dois na Praça da República, foi pé do Teatro que ele urinou. Naqueles anos oitenta, noventa, quando éramos todos camaradas, e comprávamos cachaça, depois de uma coleta, entre os grupos de pobres, meio punks, meios junkers. A gente andava até as barcas atracadas no cais do Ver-o-Peso pra comprar a azulzinha que vinha lá das ilhas de Abaeté, cuja a cultura do Engenho por qualquer motivo definhou. Buscapé vem lá da Marambaia, terra sagrada, bairro que é em si a própria resistência política e cultural dos movimentos sociais comunitários que mantém acesa a chama do Boi, do batuque, da capoeira, e da poesia. Esse mulequinho, maluquinho cheirosinho, de escopeta na mão, não faz mal nem a um inseto, ao contrário, é um doce contador de causos que ele inventa e reinventa com um sabor de quem sabe que a vida é para se divertir. J

As agulhas e linhas de minha Mãe e as contas de minhas guias

Toda vez que eu vou meter uma linha numa agulha eu me recordo de minha Mãe, Dona Josefa, e de quanto eu ficava feliz por ela me pedir que a ajudasse quando ia costurar à máquina, em cujo pedal eu também brincava, quando ela não estava a trabalhar.  Talvez seja por isso que tenho uma fixação pela expressão bíblica de que é mais fácil um camelo passar num buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus.  Minha sábia Mãe era uma pessoa cuja humildade era absoluta.  Era também de uma paciência magnífica. E falava baixinho, apenas o necessário. Nestes dias, a fazer minhas guias, a passar com as linhas entre as contas, minha memória vai direto para a infância, e logo sinto a presença de mamãe, enquanto, em silêncio, medito e dialogo com ela. Recordo as roupas que fazia, algumas reaproveitava, de irmãos mais velhos, ou de amigos que faziam doações. Moça prendada do interior, tinha habilidades para trabalhos manuais e não abria mão de plantar hortaliças em pequenos espaços

#FEITIÇO (in progress): fazer-pensar magia no cinêma Amazônida

                   P ensar/fazer cinema é fazer/pensar memórias /nomadismos por entre (des )lugares , territórios /fronteiras para os quais são necessárias inúmeras viagens, cujos percursos/trajetos - para além das experiências - traduzem imagens/i-marginários, que nos impregnam e em cujas brumas desaparecemos. Pensar/fazer cinema memorial na Amazônia é, portanto, fazer/pensar cinematografias invisíveis, revisitar experiências de realizadores-ativistas e coletivos audiovisuais cujas histórias/memórias são narradas por vozes que (se) desejam falar e (se) fazer ouvir. É navegar, assim, por rios nunca navegados, até ilhas quase desaparecidas, perdidas em lembranças-pulsantes, à revelia de teorias/estratégias globais que usurpam/apagam tradições, pelo que o protagonista da História se desloca para (a partir do lado de) fora, colocar-se dentro de seu próprio lado, para se fazer comunicar, sob o seu próprio paradigma e de seus companheiros de curso.               É sobre essa experiê